Realidade na real - parte 3 - visão
O ser humano possui uma boa capacidade visual. Na verdade, para um mamífero nossa visão não é das piores se compararmos com os cães que não enxergam cores. O carnaval seria muito mais sem graça se os desfiles fossem monocromáticos. Alguns primatas noturnos, no entanto, podem ver muito bem na penumbra da noite para caçar.
Se compararmos com os animais do mar nossa visão também é muito boa. No mar os peixes, crustáceos e moluscos no geral não enxergam muito bem. Foco é um luxo. Cores? Algumas cores como o vermelho são quase invisíveis para a maioria dos animais marinhos aquáticos. Assim, muitos peixes usam esta cor para ficarem virtualmente invisíveis. Ah, aqui vale um parênteses para voltar aos mamíferos: os touros também não distinguem bem o vermelho do verde. Sim, eles são o que poderíamos chamar de daltônicos. Isso se deve a sua baixa especialidade de células sensíveis à luz. Assim, o que irrita o touro é o movimento que o toureiro faz com a capa e sua atitude desafiadora que deixam claro para o touro a necessidade de manter sua posição de macho alfa, atacando o ousado desafiante. Voltando ao mar, são os moluscos como o polvo que possuem a melhor visão, na verdade, é uma lula abissal que possui o recorde de maior olho do mundo (proporcionalmente ao corpo).
Já se explorarmos as aves, aí sim ficamos para trás. Neste grupo encontraremos as melhores visões da natureza. As aves de rapina, ou seja, as aves caçadoras são as que possuem a melhor visão, afinal devem enxergar muito longe, com precisão e distinguir cores de animais que tentam se camuflar de todo o jeito possível. A coruja, além de tudo isso, caça durante a noite e possui uma imensa sensibilidade ótica que a permite ver claro como o dia. Essa capacidade permite que ela cace dezenas de ratinhos e insetos em uma noite sem lua.
Mas podemos confiar na nossa visão? Será que o que percebemos pelos olhos é a realidade? Bom, basta dizer que a estrutura de nosso olho faz com que a imagem chegue à nossa retina invertida. Assim, a imagem originalmente invertida é corrigida por nosso cérebro. Se assim não fosse enxergaríamos tudo de cabeça para baixo. Bom, mas as cores também são apenas interpretações de nosso cérebro de diferentes comprimentos de ondas luminosas. O que chamamos de escuridão não é a opinião da coruja
É sabido que pequenas distorções da retina ou mesmo pontos cegos que produzem uma imagem final torta ou incompleta são corrigidas pelo cérebro de maneira que ele descarta a falha interpolando com a imagem formada pelo outro olho, nos fornecendo uma imagem mais aceitável.
Como os outros sentidos, nossa visão se adaptou para nos garantir a nossa sobrevivência. O mundo além de nossos olhos pode ser muito diferente. Na verdade, a luz fora do intervalo definido como luz visível, ou seja, além do ultravioleta e infravermelha são invisíveis ao olho humano. Isso não quer dizer que fora da faixa visível há escuridão. Alguns insetos enxergam na faixa ultravioleta e outros animais enxergam na faixa infravermelha.
Preserve sempre sua visão, para quem está correndo atrás do prejuízo:
http://www.curadavisao.vai.la
Altere a realidade e seja feliz:
http://www.felizsimplesassim.vai.la
Comentários
Postar um comentário